Entrevista: dia nacional do café

25 maio

O dia nacional do café foi comemorado ontem, dia 24. Mas aqui no blog a comemoração dura a semana inteira. Hoje trazemos uma entrevista exclusiva com a consultora em cafés Ana Argenta. A empresária cursou o MBA da Rotman School of Management, University of Toronto para embasar seu empreendimento, a Argenta Consultoria em Cafés  – especializada no segmento premium de empresas que atuam no comércio de cafés. Ana assume ser uma apaixonada pela bebida e conta que em sua empresa o café é tratado como negócio.

 

Você é uma apreciadora da bebida? Seu trabalho está relacionado ao gosto que tem pelo café?

Ana Argenta — Sou uma apreciadora e apaixonada por café. Trabalhar com café para mim significa, acima de tudo, poder disseminar entre os brasileiros a qualidade do café do Brasil e a repercussão social e econômica do produto em nosso país, afinal, ele está presente em boa parte da nossa história e impulsionou a economia do país. Por essa razão, penso que os brasileiros devem ser estimulados a conhecer e consumir um café de qualidade. Meu trabalho está orientado ao “café como negócio” em função de minha formação acadêmica, mas principalmente em oferecer uma posição de destaque a um produto considerado muitas vezes trivial pelo brasileiro, mas que requer técnica, qualidade, eficiência, comprometimento e paixão.

O hábito de degustar o café é quase unanimidade entre os brasileiros. A que você associa essa popularização da bebida no país?

Ana Argenta — O Brasil é o maior produtor do grão verde e o segundo maior consumidor mundialmente falando, consequentemente, temos maior acesso ao café em nosso país, mas a popularização está associada, principalmente, ao incremento de locais que comercializam a bebida e que estimulam o consumo do café. Vale observar que estes locais nem sempre estão preocupados com a qualidade do café servido, por isso o surgimento cada vez maior de espaços que se dedicam com intensidade ao assunto café, preocupando-se com todas as etapas do processo para oferecer uma xícara de qualidade aos seus clientes.

O que, em sua opinião, o café tem de especial e qual o diferencial de outras bebidas quentes?

Ana Argenta — O café se destaca em muitos aspectos, quando comparado a outras bebidas. É uma bebida natural, que possui sais minerais, antioxidantes, vitamina B3 e cafeína, tornando-o um estimulante natural. Pode ser preparado quente ou gelado e consumido em qualquer momento do dia. Além disso, o consumo moderado de café pode trazer benefícios à saúde; por exemplo, atletas que praticam exercícios de forma intensa e atingem um ponto máximo de cansaço, se consumirem diariamente e moderadamente café estarão estimulando o cérebro a aumentar a descarga de endorfinas trazendo o estímulo necessário para o atleta prosseguir evitando parar por fadiga. Outro ponto de destaque está em seu aroma. Se comparado ao vinho, por exemplo, o café tem uma riqueza no perfil de aromas muito maior, além de estimular as sensações de prazer, dar energia e, ainda, melhorar o sabor do seu dia.

Com a chegada do inverno que tal ir até uma das lojas Rose Petenucci degustar um delicioso café?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: