Um pouquinho mais de Páscoa

26 mar

É assim mesmo – bem antes da Páscoa chegar, nossa produção já está a todo vapor para produzir os chocolates para que vocês possam comemorar a ressurreição de Jesus com muita festa, amor e o doce sabor do chocolate.

No entanto, vocês sabem por que a Páscoa tem o ovo de chocolate e o coelho como simbologias? Eu fui pesquisar para vocês e olha o que descobri:

 

ovos de chocolate na caixa Rose Petenucci

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

o ovo: o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade. Eram verdadeiras obras de arte!

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.

Já o chocolate era o alimento dos deuses para os maias, que aos poucos foi sendo introduzido nas cortes européias a partir do descobrimento da América.

Ao longo do tempo, as tradições acabam se misturando e dando origem a outras tradições, como as de hoje. Assim, presentear ovos de chocolate significa a fertilidade e o renascimento.

Espero que, assim como eu, vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais das tradições que fazem parte da nossa história, e que possam repassa-las para quem quiser saber dos significados que fazem parte do cristianismo.

 

Um beijo e desde já uma Páscoa cheia de bênçãos para vocês!

Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: