Receita – Bolo de laranja

24 abr

Hoje vou dar para vocês a receita de uma de nossas delícias tradicionais – é o BOLO DE LARANJA!

Ele é perfeito para comer no café da manhã ou à tarde, acompanhado de um café com leite ou outra bebida que dê aquela sensação de conforto e gostinho de casa em família! 

 

Esta receita, além de fácil, é muito democrática, pois é um bolo leve e delicioso para todas as horas. Então vamos lá – forma e ingredientes a postos e mãos à obra:

bolo de laranja Rose Petenucci

BOLO DE LARANJA (ROSE PETENUCCI)

Pão de Ló

4 unidade(s) de gema de ovo

4 unidade(s) de clara de ovo em neve

4 col. sopa de farinha de trigo peneirada

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher de café de fermento químico em pó

1 xícara (chá) de suco de laranja coado

Modo de preparo: Na tigela da batedeira, colocar as claras e bater até a espuma subir até as bordas. Juntar as gemas uma a uma, até obter um creme firme. Ainda batendo, adicionar o açúcar aos poucos e bater mais alguns minutos. Diminuir a velocidade da batedeira e juntar aos poucos a farinha misturada com o fermento. Por último colocar o suco de laranja, bater para homogeneizar e desligar. Colocar em forma previamente untada. Levar para assar em forno pré aquecido em temperatura média por uns 20 minutos ou até dourar (fazer o teste do palito). Desenforme morno.

Creme de baunilha

Leite integral                               1 xícara – 250 ml

Leite condensado                       100 ml

Gemas                                          03 um

Amido de milho                           01 colher de sopa

Fava de baunilha                       ¼ de unidade

Creme de leite                            120 g

Modo de Preparo: Peneirar duas vezes as gemas. Cortar a fava de baunilha ao meio e raspar cuidadosamente o, reservar.Colocar em uma panela de fundo grosso: o leite, leite condensado, as gemas, o amido e a fava de baunilha reservada em uma panela e levar ao fogo alto. Mexer sem parar até engrossar. Adicionar o creme de leite e mexer até ficar bem homogêneo. Depois de frio, misturar 40-50g de geleia de laranja (Rose Petenucci utiliza geléia de casca de laranja fabricação própria – feita com as cascas das  laranjas utilizadas em outras preparações)

Fondant

Açúcar de confeiteiro 150g

Leite 50ml

Modo de Preparo: Aquecer o leite e adicionar o açúcar de confeiteiro, mexer até homogeneizar bem.

Cobrir com o fondant e colocar raspas de casca de laranja bem no centro do bolo.

Montagem

1.Com o pão de ló frio,cortá-lo ao meio no sentido horizontal;

2. Rechear com o creme de laranja;

3. Cobrir como fondant.

mini bolo de laranja Rose Petenucci

Agora vamos fazer um trato: quem fizer a receita tem que vir aqui e comentar o que achou, combinados? Beijos e espero que gostem dessa receita!

Anúncios

7 Respostas to “Receita – Bolo de laranja”

  1. Rita abril 24, 2013 às 7:49 pm #

    Vou fazer deve ser delicioso.

  2. Michelle abril 30, 2013 às 10:33 pm #

    Eu fiz! Acabamos de comer… O creme de baunilha ficou delicioso! O bolo, apesar de muito gostoso, não cresceu. Enquanto eu batia estava lindo, um creme bonito e bem fofo! Fiquei bem animada! Bati bastante as claras, e adicionei tudo aos poucos como diz na receita (gemas, açucar, farinha com fermento). Até peneirei a farinha para ficar ainda mais fofinho. No final acrescentei o suco de laranja e bati rapidamente. Como na receita não dizia a temperatura do forno, deixei a quase 200 graus num forno a gás (muito alto?), pre- aqueci rapidamente (por falta de tempo), somente por 5 minutos e coloquei o bolo. Ele dourou rapidamente e ficou fofinho mas embaixo não assou direito e ficou super baixinho (me lembrou uma omelete). Ao todo deixei quase 40 minutos assando. Não consegui desenformar nem rechear… Cobri com um pouco de fondant e servi com uma colher do creme. Todos adoraram mesmo assim! A quantidade de farinha é essa mesma? O que posso fazer da próxima vez? Obrigada pela receita!! Quero muito fazer de novo e poder recheá-lo!

    • rosepetenucci setembro 9, 2013 às 11:51 am #

      Fizemos a receita novamente e para facilitar um pouquinho você tenta o seguinte: para assar em fogo um pouco mais baixo (aqui nós assamos a 150°C, que em fogão comum deve girar o botãozinho do gás para uns 180°C), e aumentar um pouco na farinha de trigo – sugiro a mesma quantidade que de açúcar (1 xícara). Nós fizemos com uma xícara. Não ficará tão “leve” a massa mas ficará excelente e será mais fácil para dar o ponto! Qualquer coisa manda a foto para a gente ver. Bjos e espero que agora dê certo!

  3. Ana agosto 9, 2013 às 4:05 pm #

    Aconteceu a mesma coisa comigo, fiz o bolo como mandava a receita, mas a aparência dele ficou como se fosse uma panqueca ou omelete.
    Não tive nem coragem de rechear com o creme (afinal, nem tinha como, a não ser que o creme virasse uma cobertura de panqueca) hahaha. mas o sabor era delicioso, apesar de não ser igual ao do bolo que é vendido na rose petenucci.

    • Michelle agosto 9, 2013 às 4:08 pm #

      Pois é Ana…. pena que até hoje não deram a receita como deve ser, né? Se aconteceu comigo e com você também é porque falta alguma coisa mesmo, provavelmente farinha.

    • rosepetenucci setembro 9, 2013 às 11:52 am #

      oi ana e michele,
      Fizemos a receita novamente e para facilitar um pouquinho você tenta o seguinte: para assar em fogo um pouco mais baixo (aqui nós assamos a 150°C, que em fogão comum deve girar o botãozinho do gás para uns 180°C), e aumentar um pouco na farinha de trigo – sugiro a mesma quantidade que de açúcar (1 xícara). Nós fizemos com uma xícara. Não ficará tão “leve” a massa mas ficará excelente e será mais fácil para dar o ponto! Qualquer coisa manda a foto para a gente ver. Bjos e espero que agora dê certo!

  4. Micheli maio 21, 2014 às 3:21 am #

    Também fiz a receita, segui todos os passos, pesando em balança própria. Com uma xícara de farinha de trigo a massa fica boa, o fondant fica muito líquido e desaparece no bolo, as proporções não estão corretas. O resultado final não se compara com o bolo vendido na loja, Penso que ninguém tem a obrigação de passar seus segredos e suas receitas, mas a partir do momento que divulga uma receita, mesmo que não seja a original, deseja – se que funcione.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: