A origem do cheesecake

20 maio

Que o cheesecake é uma unanimidade, ningém duvida. Esta sobremesa composta geralmente de base de bolacha, recheio à base de queijo, creme e ovos, e cobertura de frutas é muito mais antiga do que imaginamos.

cheesecake Rose Petenucci

Relatos históricos dão conta de que a cheesecake foi servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C. Dá para imaginar um “atleta” comendo um pedação de cheesecake de framboesa antes da prova dos 100 metros?

Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. Eles também assavam tortas de queijo e os franceses faziam receitas de requeijão e açúcar. E assim foi se espalhando até chegar aos cadernos de receitas de nossas avós.

O ingrediente essencial do cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos, como o queijo cremoso, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao cream cheese. A popularização mundial do cheesecake veio na década de 70 a partir dos Estaods Unidos, principalmente de Nova Iorque, onde até hoje é uma das sobremesas favoritas de lá.

cheesecake rose petenucci

Existem milhares de receitas de cheesecake por aí. Quando falamos em receitas, não queremos dizer apenas quantidades de ingredientes diferentes. O que mais impressiona é a variedade de ingredientes que podem ser acrescentados à massa básica de queijo, à sua base crocante e à cobertura, sem que seja descaracterizado o sabor delicioso do queijo.

Fonte:  http://culinaria.terra.com.br/dicas/preparando/0,,OI393528-EI150,00.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cheesecake

http://www.estacao44.com.br/novidades_det.php?id=24

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: